Loading

Associacão Paranaense de Oftalmologia 30 de Novembro de 1957

Em 1957, precisamente no dia 30 de Novembro de 1957, era fundada a Associação Paranaense de Oftalmologia.

Portanto nossa APO faz 62 anos neste ano de 2019.

É emocionante folhear este pequeno caderno, da Papelaria Requião, que em suas 100 páginas, registra 22 anos de história. Desde a reunião preparatória para a fundação ocorrida em 23 de Novembro de 1957, nas duas primeiras páginas, até a eleição de nova diretoria em 14 de maio de 1979, acompanha-se o aparecimento, um a um, de nomes que trabalharam para o desenvolvimento de nossa profissão no estado do Paraná.

O Registro
Parabéns a APO e nosso muito obrigado aos fundadores, que perceberam cedo que a união e a cooperação é fundamental para promover a evolução e o ensino da medicina.

Sessão Preparatótia para a fundação da Sociedade de Oftalmologia do Paraná.

Em data de 23 de Novembro de 1957, em reunião, estando presentes os abaixo assinados, resolvem fundar a Sociedade Paranaense de Oftalmologia, digo Associação Paranaense de Oftalmologia.

Os signatários
Leônidas Ferreira Filho, Luiz Fernando Zornig, Julio Garmater, Raquel Rebello, Carlos Augusto Moreira, Bernardo Pericás, Felizardo Leite Ferreira, Rubem França, Egon Krieger, Walmir Almeida Peixoto, Celso Ferreira, Fernando Simas, Nelson Bochmann, Moyses Lerner

Para congregar os oftalmologistas do Paraná, com a finalidade de aprimorar os estudos oftalmológicos elevando o padrão cultural e enobrecendo a cooperação. Associação esta que tenha uma organização de família, onde todos cooperem na parte científica e social igualmente.

Desta ata será dado conhecimento a todos os oftalmologistas de Curitiba. A próxima reunião será realizada em 30-11-57, às 14 horas se para qual reunião serão convidados os signatários, bem como todos os colegas que estão de acordo com essa organização. Essa reunião será para a eleição da diretoria e organização dos Estatutos.

Ata inaugural
Diretoria

Associação Paranaense de Oftalmologia

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.