Com certeza você já ouviu alguém dizer: “Meu braço está curto, tenho que afastar meu celular para pode enxergar! Como pode? Isso nunca aconteceu…” Sim, uma das principais queixas visuais dos pacientes acima de 40 anos é a presbiopia ou “vista cansada”. A presbiopia é a dificuldade visual para perto que está relacionada com a perda da acomodação visual. Isto ocorre devido a redução da elasticidade do cristalino e/ou dos músculos ciliares do olho. A consequência da presbiopia é a dificuldade de alterar o foco de longe para perto, tornando a visão de perto mais difícil.

A correção da presbiopia pode ser através do uso de óculos ou através de cirurgias. O uso de óculos pode ser através de lentes monofocais para perto (quando é necessário tirar a mesma para enxergar de longe) ou de lentes multifocais (quando existe boa visão tanto para longe quanto para perto na mesma lente). Esta última é muito prática por não ser necessário colocar os óculos toda vez que for fazer uma leitura mais próxima. Contudo, há um período de adaptação nesse tipo de lente. Por isso, a prescrição das lentes corretivas devem ser realizadas por um médico oftalmologista habilitado para evitar erros na confecção dessas lentes, o que dificultaria ainda mais sua adaptação.

Embora muito satisfatório do ponto de vista oftalmológico, o uso de lentes corretivas é percebido como algo indesejável para a maioria dos pacientes, especialmente para os emétropes, aqueles que ao longo da vida nunca precisaram de uma correção óptica e estão desabituados a tal uso. O implante de lentes intra-oculares multifocais ou a cirurgia a laser da córnea são opções cirúrgicas a serem consideradas de acordo com o perfil de cada paciente.

Exames pré-operatórios específicos são realizados para definir, de forma personalizada, a melhor opção para cada caso. Tais alternativas cirúrgicas apresentam bom resultado desde que cada caso seja bem selecionado pelo oftalmologista, pois dependendo das características e exames complementres, alguns casos não são aptos a receber este tipo de correção.