A visão nos fornece o acesso à maioria das informações sobre o mundo a nossa volta. Por isso, preservar a saúde dos olhos é tão importante. Problemas nos olhos e na visão acometem pessoas de todas as idades. Muitos pacientes procuram o médico oftalmologista somente quando não estão enxergando bem. Entretanto, é importante salientar que uma consulta oftalmológica deve proporcionar não só a receita de óculos, mas também outros exames que avaliam todas as  estruturas oculares e suas funções motoras e sensoriais.

O exame oftalmológico de rotina deve abranger diversos itens, iniciando com uma avaliação das pálpebras e do segmento anterior do olho. Após, o teste da refração, que identifica o grau do olho do paciente, permite verificar a gravidade da deficiência visual. Já o exame do fundo de olho serve para uma análise sumária da retina e do nervo óptico, encontrando alterações relacionadas com outras doenças, tais como diabetes e hipertensão arterial.

A deficiência visual na infância pode comprometer o rendimento escolar e o aprendizado. O exame oftalmológico pode detectar precocemente qualquer alteração na visão das crianças e instituir o tratamento adequado.

Por volta dos 40 anos, torna-se muito importante o exame oftalmológico anual. O glaucoma é uma doença com maior prevalência nessa fase da vida e seu diagnóstico precoce é de grande importância, porque é uma doença silenciosa, a qual não gera sintomas até suas fases mais avançadas, onde a perda visual é irreversível.

Segundo informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 40% das pessoas com mais de 60 anos de idade podem desenvolver doenças oculares, mesmo que não tenham predisposição anterior. Um dos exemplos é a catarata, que se manifesta principalmente em idosos, desenvolvendo-se de forma lenta e insidiosa, causando redução importante da qualidade visual, da capacidade de trabalho e na realização de tarefas cotidianas, sendo a cirurgia seu tratamento adequado.

Autoria: Angelo Antonio de Borba – Residente Hospital Universitário Evangélico Mackenzie