Retina do Bem

Publicado em: 23/10/2017

Projeto de Ação Solidária no Dia Mundial da Diabetes

O Retina do Bem acontecerá no sábado, 11 de novembro de 2017 e tem como objetivo principal, realizar gratuitamente exame de Retinografia Digital e Fotocoagulação a Laser em pacientes portadores de Diabetes com indicação para tal, além de conscientização a população sobre a gravidade da Diabetes.

Para alcance dos objetivos, durante todo o dia serão realizadas ações complementares. Além do diagnóstico de Diabetes e retinopatia Diabética, o evento busca:

  • Oferecer medidas terapêuticas indicadas para pacientes que tiverem diagnóstico positivo (seguimento do tratamento);
  • Atuar na educação preventiva por meio de palestras relacionadas ao tema (Diabetes, Diabetes na Infância, Prevenção do Diabetes, Prevenção da Retinopatia Diabética, Cuidados Necessários Para Uma Boa Qualidade de Vida, Diabetes Gestacional, dentre outros);
  • Zerar a fila de espera do SUS para exames de diagnóstico da Retinopatia Diabética em Curitiba;
  • Gerar cultura de preocupação com a doença que permaneça em pauta após o dia mundial da Diabetes.

Justificativa

O dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, definido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Organização Mundial da Saúde desde 1991. No mundo todo, o mês de novembro é marcado todos os anos por uma série de atividades em prol do diabetes, doença que já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando mais de 5 milhões de mortes anuais (em parte porque aproximadamente metade das pessoas não sabe que tem diabetes). A Campanha do Dia Mundial do Diabetes é liderada pela IDF e suas associações-membro. No Brasil, é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e apoiada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e outras entidades e associações relacionadas ao diabetes.

Muitos pacientes portadores de diabetes não sabem sobre as complicações causadas pela patologia, entre elas, a Retinopatia Diabética, uma das principais causas de cegueira em pessoas jovens em todo o mundo. Como a doença tem rápida evolução, o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para a preservação da visão e qualidade de vida dos pacientes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem chamado a atenção das entidades de saúde do mundo todo para a gravidade da patologia. É imperativo que a sociedade médica, a sociedade civil e a iniciativa privada busquem meios de contribuir para o combate desse mal.

Na campanha do ano de 2017, a Oftalmoclínica Curitiba busca parceiros para realização de ação que fará, durante todo o mês de novembro, campanha informativa sobre diabetes e suas complicações, realizando, no dia 11 de novembro, ação para atendimento da população.

Descrição da Ação

Em espaço cedido pela Secretaria de Saúde de Curitiba, pacientes previamente cadastrados por meio do atendimento do Sistema Único de Saúde e pessoas que comparecerem ao evento serão atendidos por oftalmologistas voluntários. Os pacientes realizarão exame de Retinografia Digital, que pode diagnosticar a Retinopatia Diabética e, nos casos nos quais os pacientes já possuem diagnóstico positivo, o paciente poderá realizar Fotocoagulação a Laser, se assim for indicado. Pacientes com quadros mais graves da doença serão encaminhados ao serviço cirúrgico, dando seguimento ao tratamento após as medidas iniciais.

Além desse, que é o foco principal da ação, é importante que os profissionais da endocrinologia, atuem auxiliando no diagnóstico da Diabetes. Muitos portadores da patologia sequer sabem de sua condição. Sem tratamento e cuidados ideais, esses pacientes acabam adquirindo patologias derivadas de complicações antes mesmo de saberem que são portadores de Diabetes.

Sendo assim, a ação também vai medir a glicemia da população que comparecer ao evento. O serviço de endocrinologia atuará realizando o diagnóstico e encaminhando os pacientes que tiverem resultado positivo ao tratamento necessário. Durante todo o dia, serão oferecidas palestras sobre temas ligados ao Diabetes. Considerando a lotação do espaço destinado a esse fim, a população poderá assistir gratuitamente às palestras informativas.

A estimativa é de que mais de 5 mil pessoas sejam atendidas em todas as ações oferecidas no Retina do Bem.

Responsável Técnico: João Guilherme Oliveira de Moraes – CRM 16712
Assessoria de Imprensa: Pierpaolo Nota (9 9974 3311)
Organização: Lis Claudia Ferreira (9 9866 2550)

 

Tag(s): Notícias

Quer saber mais?

APO e Educação

LEIA MAIS

Jurídico visita Foz do Iguaçu

LEIA MAIS

Médico pode atender paciente via WhatsApp?

LEIA MAIS

Diretoria Atual para gestão 2017/2018

LEIA MAIS